Sobre o Ex-Tarifário

O regime de Ex-Tarifário consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital (BK), de informática e telecomunicação (BIT), quando não houver a produção nacional equivalente.
Atualmente, o Ministério da Economia tem promovido a redução a 0% (zero), ao amparo do Ex-Tarifário. Sem a aplicação do regime, as importações de BK têm uma incidência modal de 14% de Imposto de Importação, e as de BIT 16%.

Os benefícios são inúmeros, mas, aqui vai um exemplo prático: se uma empresa quer ou precisa renovar seu parque fabril, um maquinário novo de alta tecnologia pode ter custos muito altos no cenário nacional. Com o incentivo do Ex-tarifário, caso o maquinário que a empresa quer adquirir não tenha produção nacional, o benefício de redução das alíquotas do imposto de importação se encaixa e pode ser requerido junto aos órgãos competentes para a importação dos bens.

Ainda ficou com dúvidas no assunto? Entre em contato conosco e faça uma simulação de importação para sua empresa através do e-mail contato@aptrade.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *